Destacáveis da IP-AQSpP na Revista "Energia Solar"

Até Abril de 2004, foram publicados na Revista ENERGIA SOLAR, quatro destacáveis no âmbito da Iniciativa Pública "Água Quente Solar para Portugal" (IP-AQSpP). A revista é editada pela Sociedade Portuguesa de Energia Solar (SPES).

No destacável nº1 (Jun/Dez 2002, inserido na Revista ENERGIA SOLAR nº 50) são publicadas as normas para a inclusão de profissionais, empresas e equipamentos no Directório da IP-AQSpP. Dá-se ainda a conhecer as acções de formação em curso - necessárias para a obtenção da pré-qualificação dos profissionais - bem como as linhas de apoio fiscais e financeiras à aquisição de equipamentos de produção de águas quentes através da energia solar.

O destacável nº2 (Jan/Jun 2003, inserido na Revista ENERGIA SOLAR nº 51) apresenta as iniciativas e desenvolvimentos relativos a dois pontos essenciais para o sucesso do Programa "Água Quente Solar para Portugal": a "Certificação de Qualidade" dos equipamentos e dos instaladores (pré-qualificação de colectores, CAP de instaladores, acções de formação) e a disponibilização de informação ao grande público, às organizações e empresas, e aos profissionais do sector.

O destacável nº3 (Jul/Dez 2003, inserido na Revista ENERGIA SOLAR nº 52) divulga os resultados da avaliação da Linha Azul “Água Quente Solar”, uma das componentes da IP-AQSpP de maior interacção com o grande público. São também apresentadas as actividades recentes do Observatório para o Solar Térmico e duas iniciativas dirigidas aos profissionais do sector – cursos de formação e workshops – de crucial importância para assegurar a regular emissão dos certificados de garantia de qualidade das instalações.

No destacável nº4 (Jan/Abr 2004, inserido na Revista ENERGIA SOLAR nº 53), o Coordenador da IP-AQSpP apresenta um balanço da Iniciativa Pública e as perspectivas de evolução do mercado nacional de colectores solares. São também divulgados os resultados de um inquérito às empresas do sector, realizado pelo Observatório para o Solar Térmico, e de uma acção de sensibilização dirigida a escolas do ensino básico, realizada com a colaboração do GEOTA. Dá-se ainda destaque ao primeiro colector solar térmico certificado em Portugal.







Capa
Destacável nº1
PDF PDF, 8 pág., 110 KB
publicado na revista Energia Solar nº 50






Capa
Destacável nº2
PDF PDF, 8 pág., 281 KB
publicado na revista Energia Solar nº 51







Capa
Destacável nº3
PDF PDF, 8 pág., 616 KB
publicado na revista Energia Solar nº 52






Capa
Destacável nº4
PDF PDF, 8 pág., 620 KB
publicado na revista Energia Solar nº 53