Brochura PROCESOL II

No âmbito do projecto PROCESOL II (contrato 4.1030/Z/02-084/002 - Solar thermal process heating coupled with heat recovery technology in industrial applications), financiado pelo programa Altener da Comissão Europeia e coordenado pelo CRES (Grécia), foi publicada a brochura “ Instalação de colectores solares térmicos em processos industriais: recomendações de projecto e manutenção”. A versão em português foi editada pela ADENE - Agência para a Energia, com o apoio da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

O projecto PROCESOL II desenvolveu-se de Junho de 2003 a Maio de 2005 e tinha por objectivo a promoção da tecnologia solar térmica na indústria. O projecto incidiu fundamentalmente na avaliação da contribuição da energia solar térmica, acoplada a sistemas de recuperação de calor, em vários sectores industriais, para a produção de água quente de processo de baixa temperatura (entre 40 a 90 ºC).

O PROCESOL II deu continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito do projecto PROCESOL I e contou com a participação de diversos países (através das suas agências nacionais de energia) com diferentes níveis de penetração da energia solar na indústria: desde os que têm diversos exemplos de aplicações solares naquele sector (Grécia e Espanha), até aos que possuem uma forte indústria de componentes solares (Áustria), passando por aqueles países com um elevado potencial de aplicação, mas com um número limitado de casos práticos como a Alemanha, França, Bélgica e Portugal. A ADENE foi a entidade responsável pela execução do projecto a nível nacional.