Brochuras Sectoriais

No âmbito da Iniciativa Pública "Água Quente Solar para Portugal" foram editadas três brochuras sectoriais:

Colectores solares para aquecimento de água - pavilhões desportivos e piscinas

Publicação dirigida a todos os interessados no projecto e gestão de equipamentos desportivos, em especial, os técnicos de câmaras municipais, na qual se discute a problemática da integração dos colectores solares para o aquecimento de água em pavilhões, piscinas e outras instalações de uso colectivo. São também abordados os aspectos técnicos e económicos da utilização daqueles equipamentos e apresentados exemplos de aplicação em Portugal.

Utilização de colectores solares para aquecimento de água no sector doméstico

Brochura que pretende servir como guia de informação básica para a utilização de energia solar no sector doméstico, no sentido de apoiar os utilizadores na adopção da alternativa "colector solar" como uma das soluções viáveis para satisfazer as suas necessidades energéticas no aquecimento de águas sanitárias. No sector doméstico, a água quente é utilizada essencialmente em duches e banhos de imersão, e na lavagem de louça e roupa, sendo os equipamentos convencionais utilizados para o aquecimento da água responsáveis por cerca de 60% do consumo de energia, com o correspondente peso na factura energética mensal das famílias. Para além da redução das despesas com energia das famílias, a utilização de colectores solares, em larga escala, permitirá reduzir a dependência energética do País e evitar emissões de CO2.

Utilização de colectores solares para a produção de calor de processo industrial

Os sistemas industriais solares térmicos podem cobrir uma parte significativa das necessidades de calor industrial. Esta brochura descreve o potencial de aplicação em diferentes sectores industriais, bem como as tecnologias disponíveis, alguns exemplos de aplicação e os programas de incentivos existentes. O documento constitui uma reimpressão parcial e actualizada do relatório "POSHIP - Potencial da energia solar no calor de processo industrial", publicado pela revista "Energia Solar" da SPES, o qual foi produzido e editado no âmbito do projecto POSHIP e resume os principais resultados do estudo. Dada a sua limitada divulgação no quadro do referido projecto, optou-se por promover a sua mais vasta divulgação no âmbito da IP-AQSpP.